Arquitetura e Urbanismo

TERÇA FEIRA – 15/08/2017

Manhã – 08h:00min – BIM para Arquitetura e Engenharia (OPCIONAL)

Palestrantes: Arq. Flavia Maritan e Eng. Cícero R. Sallaberry

Descrição: Palestra – Minicurso sobre BIM. Tem como objetivo desmontar os conceitos básicos do processo BIM, como sua aplicação muda o processo de projetar e influência no desenvolvimento de projetos. Apresentar cases, usos e softwares para aplicação do processo e da tecnologia BIM para arquitetos e engenheiros.

 

Tarde – 14h:00 – Escritório RKA e Prêmio Architizer

Palestrante: Rodrigo Kirck (Escritório RKA)

Descrição: Fundado em 2005, o escritório atua em projetos de construção civil, urbanismo, interiores e projetos navais nos mais diversificados setores e escalas. O projeto "Container”, sua sede, desenvolvida por Kirck e sua equipe em Itajaí está entre os vencedores da 5º edição anual do prêmio Architizer Awards, um do mais importante prêmio de arquitetura do mundo. A obra ganhou pelo voto popular na categoria ‘Architecture+ Prefab’ que avaliou projetos de construção modular industrializada. Inspirado na tradição portuária de Itajaí, o "Container Architecture” aliainovação e sustentabilidade pelo uso de contêineres, telhados-jardins e arte contemporânea com intervenções em grafite.

 

Noite 19h:20min – Arquitetura E Cidade

Palestrantes: IAB – (Instituto dos Arquitetos do Brasil)

Descrição: Apresentação dos projetos e ações desenvolvidos pelo IAB, incluindo o Projeto de Requalificação do Centro Histórico de Erechim, o projeto da Rua Modelo, entre outros. Abordaremos o assunto arquiteto e o mercado de trabalho e a importância de termos um grupo unido de arquitetos voluntários trabalhando por um bem comum.

 

Noite 21h:00min – PPCI – Plano De Prevenção E Proteção Contra Incêndio

Palestrantes: Antônio Cássio Barriquel (Corpo de Bombeiros) – (A confirmar mais nomes)

Descrição: Breve relato histórico. Principais medidas de prevenção de incêndio no Brasil e no mundo. Legislação de prevenção de incêndio antes e pôs incêndio da boate Kiss.

 

QUARTA FEIRA – 16/08/2017

Tarde 14h:00min – Concursos de Projeto – Da academia à vida profissional

Palestrantes: Estevan Barin, Gustavo Pessini, Leonardo Morosi e Lucas Cantelle (E. Arquitetos) + (MODO Plataforma)

Descrição: E. Arquitetos + MODO Plataforma expõem a dinâmica de funcionamento dos concursos de projeto na arquitetura, para estudantes e profissionais, e a apresentação de um novo viés de projeto que amplia a perspectiva para futuros mercados. O arquiteto Estevan Barin, formado pela Uniritter/2003 Especialista Em Arquitetura de Interiores Comerciais e Residenciais pela Uniritter/2005, Mestre em Estruturas Metálicas FUMEC/2008 e vencedor do concurso nacional para Sede Diário de Pernambuco do Porto Digital em Recife (2017); um dos maiores parques tecnológicos do mundo, fundador do escritório E. Arquitetos, descreve o ambiente dos concursos na esfera profissional e a rotina de trabalho de um escritório focado em competições. E a MODO Plataforma, introduz aos estudantes os concursos: O que são, como participar e porque participar? Os benefícios do desenvolvimento do exercício de projeto no ambito acadêmico como contribuição para aprimorar as capacidades profissionais.

Noite 19h:20min – Permacultura e Bioconstrução

Palestrantes: Cássio Bariviera, Pâmela Zulian, e Rafael Pedroso (Potirõ)

Descrição: A Permacultura é uma poderosa ferramenta de planejamento, projeto e readequação de propriedades, um movimento mundial de empoderamento local, ativismo prático e renovação planetária baseada na cooperação e na sustentabilidade. Uma ética voltada para a criação de abundância, qualidade de vida e harmonia sem dano ambiental. Dentro disto, a Bioconstrução entra como uma solução prática para as problemáticas ambientais decorrentes dos modelos construtivos da atualidade, olhando para o edifício como parte de um todo que é muito maior, primando pela sua sustentabilidade desde as fases iniciais de desenvolvimento do projeto, às etapas de execução, à escolha dos materiais e técnicas construtivas, até a fase final, quando o edifício passa a cumprir sua função no espaço, primando pela eficiência energética, pelo tratamento dos resíduos, pelo conforto e pela harmonia com o ambiente em que está inserido.

Noite 21h:00min – Projetos em Altura

Palestrantes:  Gabriel Grandó (Ideia 1)

Descrição: Será apresentado como a empresa cresceu, o processo de criação e exemplificado com diversos cases de projetos premiados de edificação em altura.

 

QUINTA FEIRA – 17/08/2017

Tarde – 14h:00 – Arquitetura E Mercado Imobiliário – Uma Abordagem Ética E Estética

Palestrantes: Ricardo Ruschel e Márcio Carvalho (Smart Arquitetura)

Descrição: A palestra tece uma análise do processo de transformação da arquitetura no mercado imobiliário a partir de 1950 sob a ótica das mudanças políticas e sociais, e estabelece caminhos e novos paradigmas de atuação do arquiteto e do mercado imobiliário frente aos novos desafios éticos contemporâneos.

 

Noite – 19h:20min – Compatibilização de Projetos

Palestrante: Diogo Mezzomo (Escritório Civiele)

Descrição: Abordará a compatibilização e gerenciamento de projetos e obras, a importância e a relação direta com o custo e a viabilidade da obra, seja tanto técnica quanto financeira. Os impactos diretos que a compatibilização tem no produto final, falando de como esse impacto varia de acordo com a etapa que ela imposta na obra. Também falará dos projetos em 2D, 3D, 4D e 5D, e mostrará material dos empreendimentos que gerenciou e atuou junto, assim como material de mais duas empresas conceituadas na região de Balneário Camburiú.

 

Noite – 21h:00min – Arquitetura Proativa

Palestrante: Chirochi Shimizu Jr. (WIT&Co. Arquitetos)

Descrição: Graduado pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, passando também por formação na Universidade de Los Lagos – Chile, Chirochi Shimizu Júnior hoje está dedicado e é sócio do escritório WIT&Co. Arquitetos localizado em Blumenau e Balneário Camboriú – SC. Já participou e desenvolveu diversos projetos de grande escala enquanto foi sócio também do escritório HS Arquitetos, como os projetos das fábricas da BMW em Santa Catarina e Jaguar Land Rover no Rio de Janeiro. Hoje, através da WIT&Co. Arquitetos atua em projetos especiais, residenciais e comerciais de pequeno a grande porte. Atualmente está desenvolvendo o projeto da Nova Arena Multiuso de Chapecó – SC. Bem como diversos projetos de edifícios residenciais e comerciais em Blumenau, Balneário Camboriú e Joinville. Apaixonado pela Arquitetura desenvolveu o conceito da Arquitetura Proativa. Participou também do projeto vencedor do concurso das Arenas Culturais para a copa do mundo de 2014 e foi finalista do concurso Banca Nova de São Paulo. Está focado em evoluir seu escritório dentro do mercado nacional, aprimorando cada vez mais as definições conceituais da arquitetura e da proatividade em seus projetos.

 

SEXTA-FEIRA – 18/08/2017

Tarde – 14h:00min – Empatia. Como isso muda a maneira de pensar projetos?

Palestrante: Michele Raimann (MAENA Arquitetura e Design)

Descrição: Como desenvolver projetos de arquitetura que resgatem o ser humano como foco principal do pensar do arquiteto. A importância do papel estratégico que temos na transformação de contextos complexos.

 

Tarde – 16h:00min – O mercado e os desafios para um recém-formado

Palestrantes: Gabriela Ticiani Vieira e Ricardo Maffi (Studio Grammés)

Descrição: O mercado de trabalho desacelerado e competitivo tem se tornado um desafio cada vez maior para arquitetos recém-formados. Buscar o seu espaço faz parte do trajeto profissional de todos e compartilhar ideais e experiências nesse momento faz toda a diferença. Apesar de estarmos vivendo em um mundo tão compartilhado, percebe-se que informações confiáveis e de qualidade são difíceis de serem encontradas, uma vez que a maioria reluta em dividir seu conhecimento. No entanto, contribuir mais com a preparação dos futuros profissionais deveria ser uma preocupação da classe como um todo, para elevar o padrão da oferta e fomentar a procura. Por isso, mostraremos o passo a passo da nossa trajetória, abrindo as portas do nosso escritório, afim de instigar um bate papo sobre o começo e a alavancagem da carreira de um arquiteto. Junte-se a nós, e traga suas dúvidas para esta conversa!

 

Noite – 19h:00min – Soluções em Arquitetura Comercial

Palestrantes: Eliandro Santos e Eduardo Pedroso (BAZE Arquitetura)

Descrição: Como oferecer serviços e soluções em arquitetura na adequação de layout, criação do espaço e melhora do desempenho dos colaboradores e gestores dentro de uma empresa? Aliamos a isso, planejamento estratégico e organização das atividades administrativas específicas de cada corporação.

 

Mini-cursos
Mini-curso Data Duração Vagas Software Necessário
SketchUp 3D 14/08 08h às 11h 24 SketchUp
Promob 15/08 08h às 11h 20 Promob
Autodesk Infraworks 360 15/08 08h às 11h 24 Autodesk Infraworks 360
Adobe Illustrator 16/08 08h às 11h 24 Adobe Illustrator
Autodesk Revit (Básico) 16/08 08h às 11h 24 Autodesk Revit
Pigmentos Naturais 16/08 14h às 17h 20
Autodesk Revit (Avançado) 17/08 08h às 11h 24 Autodesk Revit
Autodesk AutoCAD 17/08 08h às 11h 24 Autodesk AutoCAD
Adobe Photoshop 18/08 08h às 11h 24 Adobe Photoshop
Lumion 18/08 08h às 11h 24 Lumion
Design Thinking 18/08 16h às 17h 20
* Para a oficina de pigmentos naturais, que ocorrerá na quarta, 16/08, no período da tarde, o participante que se inscrever fica responsável por levar pincéis ou rolinhos para a mesma.

* O Design Thinking já é uma abordagem bastante conhecida e difundida entre os designers, mas pouco aplicada em projetos de arquitetura. Essas ferramentas são utilizadas para gerar empatia e desenvolver projetos centrados nas pessoas. Nesse workshop será abordado os principais conceitos do Design Thinking e suas etapas: pesquisa, ponto de vista, ideação, prototipagem, feedback e iteração. Experimentaremos instrumentos como brainstorming, observação e personas em exercícios práticos efocados em projetos de arquitetura.